Pb. Joedson
A nossa fé não pode dispensar a razão,porque a verdadeira fé não só apoiar-se a sentimentos,mas também a razão.
Paulo não disse: sinto em quem tenho crido.Mas disse SEI EM QUEM TENHO CRIDO. A fé de Paulo é racional,ele não é um fideísta,ou seja,um defensor do fideísmo é uma doutrina religiosa que prega que as verdades metafísicas ,morais e religiosas,como a existência de Deus,a justiça divina após a morte e a imortalidade,são inalcançáveis através da razão.Resumindo o argumento;eles acreditam que a nossa fé não pode ser explicada pela razão somente pela fé; pensamento errôneo.

"Se alguém não tem razão para usar a razão,então essa posição é indefensável.Não há razão para que se aceite o fideísmo.'' NORMAN GEISLER
A ideia central do fideísmo é que as questões religiosas não podem ser justificadas por meio de argumentos ou provas, mas apenas pela fé. Os fideístas mais radicais, como Kierkegaard, defendem que justificar a nossa crença em Deus é impossível, pois a natureza divina está além de nossa compreensão, e também uma opção indesejável, pois ao fazê-la retiramos parte da essência da fé, que seria acreditar mesmo sem provas. Este tipo de fideísmo é muitas vezes qualificado como uma forma de irracionalismo (negação da razão). Por outro lado,Blaise Pascal e Santo Agostinho defendem uma forma mais moderada de fideísmo segundo a qual, apesar de a fé ter um estatuto privilegiado em matérias religiosas, podemos apelar à razão para a fundamenta-la.
" Dr. James Parker no Seminário do Sul compartilha uma conversa que teve com um amigo não-cristão. Em resposta a perguntas, o Dr. Parker partilhou argumentos tradicionais da existência de Deus. Seu amigo então perguntou: "São estes tipos de razões e respostas o real motivo de você ter se tornado um cristão?" Dr. Parker respondeu: "Não. Elas não têm nada a ver com o fato de me tornar um cristão. Mas têm tudo a ver com o fato de permanecer um cristão." Como criança, Parker acreditava que o cristianismo era verdade, e o abraçou. Ao envelhecer, teve questionamentos e dúvidas. A apologética respondeu a estas questões e dúvidas o que lhe permitiu continuar a ser um cristão seguro e racional.
Entretanto, existe uma diferença entre saber que sua fé é real, e ser capaz demonstrar que sua fé é verdadeira. Saber que sua fé é verdadeira é suficiente para ser um membro de pleno direito da família de Deus. A apologética nos leva além do conhecimento, nos leva a sermos capazes de demonstrar a outras pessoas que o cristianismo é verdade."
A minha Fé é racional,se ela não for é apenas fideísmo ou fé irracional;pois sou convicto em quem tenho crido,pois no início da minha fé eu era fideísta,achava que não existia nenhum argumento ou prova para explicar minha fé.Mas a cada dia que desfruto da minha fé em Cristo Jesus percebo que ela vai se racionalizando,ou seja, passa a ser um fé racional pautada nas experiências com Deus.Posso, sim,dizer que a minha fé tem razão,porque gozo de uma intimidade profunda com Deus (FÉ),escuto sua voz (FÉ e RAZÃO),vejo suas promessas se cumprirem (RAZÃO);embora a fé não tenha aparência exterior,mas os seus resultados são palpáveis , perceptíveis, objetivos,como,por exemplo,na sujeição de espíritos malignos,milagres,curas e transformações de vidas.